A aprendizagem, como parte de um processo social de comunicação - a Educação -, apresenta os seguintes elementos:
- Comunicador ou emissor, representado pelo professor ou pelas máquinas de ensinar, como transmissores de informações ou agentes do conhecimento. O comunicador tem uma participação ativa no processo educativo, devendo estar motivado e ter pleno conhecimento da mensagem que irá transmitir a seus alunos.
- Mensagem, que é o conteúdo educativo, ou seja, os conhecimentos e as informações transmitidas aos alunos. A mensagem deve ser adequada à idade mental do educando. Deve ser clara e precisa para ser bem-entendida.
- Receptor da mensagem, que é o aluno. O receptor não tem um papel passivo; deve ser um recebedor crítico dos conhecimentos e informações que lhe são transmitidos.
- Meio ambiente, que é o meio escolar, familiar e social, onde se efetiva o processo de ensino-aprendizagem. o meio ambiente deve ser estimulador da aprendizagem e, portanto, propício ao bom bom desenvolvimento do processo educativo.
É muito importante o papel desses quatro elementos no processo de ensino-aprendizagem. Se qualquer um deles falhar, haverá um obstáculo à comunicação, o que poderá causar problemas de aprendizagem.
A aprendizagem é gradual, isto é, vamos aprendendo pouco a pouco, durante toda a nossa vida. Portanto, ela é um processo constante, contínuo. Cada indivíduo tem seu ritmo próprio de aprendizagem (ritmo biológico) que, aliado ao seu esquema próprio de ação, irá constituir sua individualidade.
Ruth Caribé da Rocha Drouet
Parabéns pelo texto Professora. Sou do Crato, mas residindo agora em Petrolina
ResponderExcluirObrigado professora Celma
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom.
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